Como funciona o Jejum intermitente?

Como funciona o Jejum intermitente?

Ultimamente o tema Jejum vem sendo procurado e implementado para diversos fins, seja para emagrecimento, aumento na concentração, redução da fadiga, melhora nos níveis de glicemia, pressão arterial, por exemplo.

Existem diversos protocolos, incialmente pode ser feito aproveitando a janela noturna, começando com 12 horas (12:12, sendo 12 horas sem comer e uma janela de 12 horas de alimentação) até 18 horas sem comer, progredindo para 24 horas, seguindo por jejum em dias alternados e jejum periódico 5:2.

Quero abordar sobre a alimentação com restrição de tempo, que limita sua “janela de alimentação” diária, para as pessoas que desejam experimentar o jejum intermitente pela primeira vez, que seria a menos desafiadora.

Geralmente limitamos a nossa janela sem comer em 8 horas (que seria a janela noturna enquanto dormimos), e estende o período conforme a prática. De forma clara, a última refeição seria um jantar sendo realizado mais cedo que o usual ou a primeira refeição do dia, seria o almoço.

Você sabia? Quando a maior parte da sua ingestão diária de alimentos ocorre no final do dia, isso pode interferir na sincronização dos seus ritmos circadianos. Temos dois sistemas de relógio circadiano: um relógio central que é influenciado pelo ciclo claro-escuro diário e um conjunto de relógios periféricos que são influenciados por eventos da vida diária, especialmente pela alimentação. Se seus ritmos central e periférico estiverem fora de sincronia, eles enviarão mensagens conflitantes ao seu corpo sobre a redução ou aumento do ritmo, levando a problemas metabólicos. Estudos observacionais de trabalhadores por turnos que se alimentam à noite descobriram um risco aumentado de diabetes e doenças cardiovasculares.

É imprescindível um acompanhamento nutricional, para fazer um planejamento adequado a sua rotina e principalmente, saber como está se adaptando ao protocolo e o atingimento do objetivo.

Positivo: esse é o tipo mais fácil de jejum intermitente (restrição de tempo) e o menos provável de ter efeitos colaterais.

Negativo: uma janela estreita para se alimentar pode interferir na vida social.

O cronograma não é prático para muitas pessoas, especialmente aquelas que trabalham fora de casa. Com menos refeições, é importante planejar bem para atender às necessidades nutricionais.

Sugestão de cardápio para 16 horas de jejum:

Jejum é um protocolo dos diversos que existem na área da nutrição, é importante debater com transparência com o seu nutricionista sobre a viabilidade deste planejamento perante a sua rotina.

Natasha Kuwer

Acompanhamento nutricional contínuo, com soluções práticas, personalizadas e saudáveis.
Vamos juntos?
Rolar para cima